02 fevereiro, 2009

Eu que não sei mais escrever

Essas novas regras de português só surgiram para atrapalhar nossa vida. A única coisa que tenho é quanto a trema: ela não existe mais (apenas em caso de nomes próprios). Do resto não sei mais nada.
Mudaram alguns acentos e hífens, mas as regras são um tanto confusas. Foram 12 anos na escola decorando as regras e aprendendo a acentuar, mais 4 anos na faculdade, mais 2 anos de pós, e mais a prática do dia-a-dia (com hífen ou sem???).
Agora de um dia para o outro me dizem que tudo mudou. Admito que não sei mais escrever, e isso para uma jornalista é algo inadmissível. Eu preferia que ao invés dos acentos e dos hífens saísse a crase, eu detesto crase e ela também não gosta de mim. Então seria bem mais fácil se ela simplesmente sumisse. Ai eu saberia escrever português corretamente. Mas não, eles têm que inventar de mudar o que eu sei.
Nem o corretor ortográfico do word é a favor desta mudança. Ele corrige automaticamente as palavras “erradas”. E porque eu, que sou uma simples humana, tenho que ser a favor?
Olha como ficam estranhas algumas palavras na nova gramática:
O homem seguiu em frente num ato heroico, mesmo que o mandachuva fosse contra a autoaprendizagem, ele seguiu estudando e aprendendo. Muitos creem que ele agiu errado, mas ele segue tranquilo em sua jornada, aguentando as consequências.

4 comentários:

laine. disse...

Compartilho contigo dessa carência de hífens e acentos...

Bons tempos em que o português era uma língua cheia de enfeites (além de um padeiro muito estúpido).

Enfim...
tem um meme e um selinho pra ti lá no meu blog, só pra pessoas bacanas (Y).

beijos

Preta disse...

eu odeio a nova regra e acho que todos que promoveram essa mudança deviam sofrer de uma profunda diarréia. ou diarreia. nao sei mais.

Paulo disse...

Mais um no time! Não gostei nadinha dessa mudança.

Agora eu tô tendo que ler um monte de revistas, porque a maioria já se adaptou, pra ver se aprendo as novas regras na marra.

Alguém me explica qual o benefício dessa mudança!? o.O

Beijos!

Paulo disse...

Em tempo: eu tinha vindo aqui me solidarizar com o Tiago e pedir pra tu liberar ele pra trilha de sábado e tal. Mas tive o bom senso de ler teu comentário no blog dele e me deu medo de abrir a boca pra tocar no assunto.

Só pra constar! :D